Me impressiono ao ver a quantidade de mulheres que se envolvem e se mantém relacionamentos auto-destrutivos. A maioria delas continua com seus parceiros traidores, agressivos ou aceitando assédios morais e sexuais no trabalho, simplesmente porque não se sentem merecedoras de algo melhor. Muitas vezes sem sequer perceber que pensam assim.
Depois de ler vários livros de comportamento passivo-agressivo destinados, principalmente a mulheres, pude perceber que todos eles (sem excessão) chegam no mesmo ponto. A pessoa com a qual a mulher se envolveu é mesmo problemática, mas a mulher vai continuar atraindo outras iguais até que mude o padrão de comportamento. Afinal, tudo é por causa da baixa autoestima.
_ Ah, agora ficou fácil, não é mesmo? Basta aumenta a tal autoestima!
_ Ah, agora ficou fácil, não é mesmo? Basta aumenta a tal autoestima!
Não tão rápido. Uma breve reflexão e você vai ver como esse é um intricado labirinto. Autoestima é uma avaliação subjetiva que a pessoa faz de si mesmo baseada em toda a sua vivência e convívio social. Envolve crenças, emoções associadas às situações vividas e se relaciona à autoaceitação, autoimagem, autoaceitação... ah, isso vai longe.
Então faça isso. Experimente conversar por horas com uma menina ou adolescente sem fazer elogios à beleza, nem às roupas, acessórios, cabelo, maquiagem, esmalte, etc.
Então faça isso. Experimente conversar por horas com uma menina ou adolescente sem fazer elogios à beleza, nem às roupas, acessórios, cabelo, maquiagem, esmalte, etc.
_Vou falar do que então?
Esse é exatamente o ponto importante desse post. Encontrar se com uma garota e apontar as qualidades intelectuais, afetivas e as habilidades sem estimular o modelo (irreal) de beleza top model é tarefa que, nos dias de hoje, até Hércules ia recusar.
A propaganda da marca de cosméticos Dove é impecável ao explicar o conceito e as consequências de uma autoimagem distorcida. No vídeo, um dos comentários de uma garota de 13 anos foi: "Nossa, então as mulheres que eu admiro nem devem existir!". Assista o vídeo e vai entender melhor.
O comercial faz parte de uma campanha da fundação que ajuda mães e filhas na tarefa de aumentar a autoestima. São wokshops, guias, atividades e vídeos para construção de boas práticas que tornam a futura mulher mais confiante. A ideia é fazer com que essas meninas gostem de si mesmas, do jeito que são, sem plásticas estéticas (Estados Unidos é o líder mundial, seguido por Brasil e China).
Uma das bases desse trabalho é o número de garotas que dexam de ir à escola por não se acharem bonitas ou magras. O vídeo mostra o extremo para uma melhor conscientização, mas o fato se recusar a participar socialmente de eventos é um caso a se considerar. Um forte indicador é a cirurgia de aumento de seios ser a primeira no ranking das mais realizadas no Estados Unidos em 2012, a lipoaspiração é a segunda. O Brasil não é diferente, quadradinhos de oito e o Dr. Rey... socorro!
Eu aconselho às mães de meninas (tias também) lerem a cartilha da Dove sobre autoestima. Download aqui. Alguns tópicos falam de como estabelecer autoconfiança a partir do corpo que tem, das conversas entre mães e filhas, a participação do corpo na formação da autoestima, ainda mostram as consequências de meninas que deixam de fazer atividades diárias por vergonha e o culto às celebridades.
O livro de atividades para garotas de 8 a 12 é muito bom também. Faça o download aqui.
Na verdade vou deixar aqui o link para todas as atividades de self-esteem.
Na verdade vou deixar aqui o link para todas as atividades de self-esteem.
Demonstra como apeciar a beleza interna e externa, além de ensinar a falar sobre outros assuntos. Pensamentos e sentimentos. "Qual o ponto forte da sua personalidade? Qual a sua maior qualidade?" Ajuda a fortalecer a auto-confiança e a gostar da beleza única que cada menina possue.
Afinal, quando foi que você deixou de se sentir confidente em frente das câmeras?
Outro vídeo inspirador para você.
Outro vídeo inspirador para você.
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Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.
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