dezembro 11, 2019

Artrite reumatóide, como diagnosticar; Dr. Stephen Soloway

Vi essa postagem no Facebook do Dr. Stephen Soloway e achei interessante colocar aqui em português.

Se quiser seguir o médico, clique aqui ou aqui.


Artrite reumatóide pode ser difícil de diagnosticar quando a doença está nos estágios iniciais porque, no início, os sintomas se parecem com os de muitas outras doenças. Não existe um exame de sangue que pode confirmar esse diagnostico. Durante o exame físico, o seu médico vai checar se as suas juntas estão inchadas, vermelhas e quentes. Ele ou ela também vão verificar seus reflexos e força dos músculos.

Exames de sangue:

Pessoas com artrite reumatóide geralmente tem um elevado ESR (elevated erythrocyte sedimentation rate ou sed rate) ou a proteína reativa C (CRP), que deve indicar a rpesença de processo inflamatório no corpo. Outro teste comum e ver o fator reumático e os anticorpos  anti-cyclic citrullinated peptide (anti-CCP).

Exames de imagem:

Seu médico deve recomendar raio-Xs para facilitar a análise da progressão da artrite reumatóide nos seus ossos com o passar dos anos. MRI e ultrassons vão ajudar seu médico a julgar a severidade da doença no seu corpo.

Tratamento:

Não existe cura para artrite reumatóide, mas estudos clínicos indicam que a remissão dos sintomas é mais fácil de acontecer quando o tratamento começa nos estágios iniciais da doença com medicamentos conhecidas como drogas antireumáticas que modificam a doença (DMARS).

Remédios:

O tipo de medicação recomendada pelo seu médico vai depender da severidade dos seus sintomas e de quanto tempo você tem a artrite reumatóide.

NSAIDs

Antiinflamatórios não esteroidais (NSAIDs) podem aliviar e reduzir a inflamção. Remédios que não precisam de receita como o Ibuprofeno e o Naproxeno. NSAIDs mais fortes podem ser receitados também. Alguns efeitos colaterais incluem irritação no estomago, problemas no coração e problemas nos rins.

Esteróides:

Corticoides, como a Predinesona, reduzem a inflamação, a dor e a destruição das juntas. Efeitos colaterais são pera óssea, ganho de peso e diabetes. Geralmente os médicos prescrevem corticóides para aliviar os sintomas agudos, com a meta de aos poucos  ir diminuindo essa medicação.

Drogas que modificam a doença (DMARDs):

Esses remédios podem diminuir a evolução da artrite reumatóide e salvar articulações e outros tecidos dos danos permanentes. Os mais comuns são Metotrexano, Leflunomide, Hydroxychloroquine e Sulfasalazine. Efeitos colaterais são problemas no fígado, supressão da medula óssea e infecções de pulmão.


Agentes biológicos:

Também conhecidos como modificadores de resposta são a classe mais nova de DMARDs e incluem os Abatacept, Adalimumab, Anakinra, Certolizumb, Etanercept, Golimumab, Infliximab, Rituximab, Tocilizumab e Tofacitinib. Essas drogas miram as partes do sistema imunológico que iniciam a inflamação que causa danos aos tecidos e articulações. Essas drogas também aumentam o risco de infecções. Nas pessoas com artrite reumatóide altas dosesd e Tofacitinib pode aumentar o risco de coágulos de sangue nos pulmões. Marcadores biiológicos são geralmente mais efetivos quando usados em combinação com os não biológicos DMARDs, como o Metotrexate.

Estilo de vida e remédios caseiros:

Você pode fazer algumas coisas por si mesmo para cuidar do seu corpo. Essas mudanças pessoais, quando usadas juntamente com os remédios indicados podem ajudar você a controlar sinais e sintomas.

- Exercícios regulares: exercícios suaves ajuda os músculos ao redor dos ossos a se fortalecerem, podem te ajudar com a fadiga e você se sentir melhor. Veja com o seu médico se você pode se exercitar. Se você está indicado, comece caminhando. Evite exercitar os ossos inflamados, machucados e doloridos.

- Use compressas de gelo ou água quente: Calor pode ajudar a dminuir a dor, relaxar a tensão e músculos doloridos. Frio pode adormecer a sensação de dor e ajuda muito a reduzir o inchaço.

- Relaxe: Descubra um jeito de diminuir a dor reduzindo o estresse da sua vida. Técnicas como respiração profunda, relaxamento muscular, meditação e visualização relaxante podem ser usadas para controlar a dor.

Se preparando para a consulta médica:

Quando você for discutir os seus sintomas com o seu médico de família, ele deverá te encaminhar para um médico especializado no tratamento de artrite e outras doenças inflamatórias (reumatologista) para uma avaliação mais profunda e detalhada.

O que você pode fazer?
Prepare uma lista que inclua os seguintes detalhes.

Prepare a descrição detalhada dos seus sintomas.
• Informação sobre outros problemas médicos que você já teve.
• Informação sobre problemas médicos de irmãs (ãos) e pais.
• Todos os remédios e suplementos que você está tomando e o que tenha tomado no passado para esse problema.
• Perguntas que tenha para o seu médico.


O que esperar do seu médico.
Provavelmente ele(a) vai te perguntar as seguintes questões:

• Quando seus sintomas começaram?
• Seus sintomas se modificaram com o tempo?
• Quais articulações estão prejudicadas?
• Quais atividades fazem seus sintomas piores ou melhores?
• Seus sintomas estão interferindo na sua vida diária?


Dr. Stephen Soloway atende em New Jersey, Vineland.


A teoria das colheres para as doenças crônicas.

Melhoraram a escala de dor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.