dezembro 20, 2019

Sua majestade

Por Elisabeth Santos


Sua majestade estava sendo aguardada para dali a nove meses, mas resolveu surpreender a todos. Chegando uns dias a menos que o previsto, e de madrugada, acordou o obstetra, pôs em alerta a equipe hospitalar de plantão, chorou alto, e ainda não encontrou pronta a decoração do seu aposento real. Das roupas que o aguardavam experimentou RN e quase não coube. Dormiu tranquilo durante horas para depois demonstrar em sua linguagem peculiar, que o alimento não chegou no costumeiro passe mágico, e ele o reizinho, estava com muito apetite.

Dali pra frente foi um série de aprendizagens para ele: abrir os pulmões; sugar e devolver a sobra; abrir os olhos para um mundo totalmente novo; sentir na pele diferentes toques; provar o doce e o amargo da vida; reconhecer pelo cheiro quem está por perto; ouvir além de seus próprios ruídos, outros que não poderia imaginar que existissem.

A série de aprendizagens para os pais tem início ao distinguir os choros daquele que os tornou pai e mãe. Em seguida vem o eterno aprender: a vestir, despir, a trocar fralda, a banhar, e fazer dormir; a dar vacina, vitamina, remédio, alimentação adequada; a descobrir o primeiro dente e saber o que vem depois, e até o que não era para vir, mas veio.

Então os pais ensinam com carinho de tudo que criança precisa saber!

Alias todos, que estiverem por ali, vão aprender as nuances de cada lição. Aliviar o aparelho digestivo das bolhas de ar pode vir com surpresa. Evacuar o intestino poderá exigir inicialmente muito esforço, e ainda causar alguma dor. O bebê chora e a gotinha que age na superfície dos gases o aliviará do incômodo.

O horário de banho deve ser respeitado e transformar-se em rotina, se for possível. Rei, rainha, príncipe ou princesa sempre estarão dando o veredicto final! Cuidados redobrados nesta hora, pois a coisinha fofa que ali está não vai apreciar: insegurança, temperatura muito diferente do seu corpo, shampoo nos olhinhos ou água nos ouvidos. O banho deve ser aquele momento agradável, tranquilo e relaxante para o nenenzinho. Vesti-lo exige habilidade, e um bom ajudante. Como não entende linguagem de adulto vai abrir os dedinhos na hora da roupa passar pelo braço, ou fechar a mão quando for para enxugar os vãos dos dedos; pode ser que ao vestir as pernas... as encolham.

Se vier em sequencia de todo o ritual de higiene a mamada e o arroto, vai ter um sono repousante. Horinha boa para a mamãe dormir, ou recarregar bateria também. Dali a pouco... tudo de novo!

Uma festa ou baile que parece não ter fim, mas a criança cresce e gente grande que acompanhou seu desenvolvimento tem saudade.





--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.