janeiro 29, 2021

A primeira primavera

 Por Elisabeth Santos


_ Já se passaram as quatro estações do ano e eu completo um ano de vida!

A gente sente e lê no brilho dos seus olhinhos, o quanto ele está feliz com a grande aventura que é viver. Rafael não sabe se expressar com palavras, mas dá a entender aos que estão ao seu lado, o quanto gosta do nosso mundo.

Passou pelo período de cólicas, experimentou vacinas doídas, fez controle de desenvolvimento na clínica, foi ungido na pia batismal...

Atentou, e se encantou com outros seres vivos a quem foi apresentado. Divertiu-se bastante.

A cada novidade pareceu perguntar: - O que é isso?

A cada resposta ouvida, mas não compreendida, fez sua própria classificação através do contato com a boca. Aprendeu o sim e o não, imitando a cara da “gente grande” cuidadosa de sua integridade física. Aprendeu e imitou, mas não conseguiu ainda obedecer. A gente sabe que ainda não é a hora certa, mas não deixa de dar exemplo, e se alimenta junto com ele para mostrar-lhe... como crescer saudável.

E daí que o Rafael fez careta para algumas frutas, comeu bem os legumes, e com a própria mão levou à boca ovo cozido e carne em pedacinhos. Sem dispensar totalmente o leite materno, bebe água, suga a mamadeira para o complemento alimentar.

Quando o menino, segurando na grade do berço ficou em pé, mesmo que meio bambo, foi uma festa para os fotógrafos de plantão: madrinha, tios e avós corujas de carteirinha!

Ao seu balbuciar ininteligível todos foram interpretando o que gostariam de ouvir:

- O neném pronunciou meu nome!

- Não. Ele me chamou, isto sim!

- Que nada. Até bico fez para dizer “vovô”.

E todo mundo entendeu o que quis, e ficou certo disto.

Só sei que o filhote de gente é muito esperto mesmo. Sabe quando alguém vai sair, e estende os bracinhos para ir junto passear. Pede um pedaço do que estão a mastigar perto dele. Engatinha para perto de objetos não identificados como brinquedos. Enfim, se sente atraído por coisas diferentes.

É um explorador nato, que vai aprender através de uma curiosidade que parece não ter fim.

Parabéns criançada que faz um ano de vida no mês de agosto! Tudo há de ser ao gosto de vocês. São os meus votos!



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.