dezembro 25, 2020

Passagem de Ano

Por Elisabeth Santos

Free photo 83074213 ©

A noite mais comprida do calendário anual acontece do dia trinta e um de dezembro ao dia primeiro de janeiro, pois vara a madrugada com muitos fogos de artifício colorindo o céu sem acordar os anjos. Sim, usamos beleza sem barulhão. Até que enfim deram um jeito de diminuir os decibéis que atormentavam seres vivos do nosso planeta.

Muitos sons e ruídos vamos ouvir nesta noite festiva: estouros de champagnes, músicas, cantorias, risos, e até algum beijinho estalado.

E as comemorações da virada do ano velho para o ano novo continuam. Seja com carnaval e samba; Folia de Reis e desfiles folclóricos; Rezas e orações; amigos e famílias reunidas; bebidas e comilança até o dia amanhecer... Cada qual como desejar, ou puder comemorar a entrada do ano que começa.

Hora de repensar, analisar, fazer médias. Momento de planejamentos, de resoluções e tomadas de atitude. O que queremos realmente? Afinal o que muda mesmo, se o sol irá nascer e morrer a cada dia?

Ano novo pode ser encarado de uma forma boa para todos e cada um: conservar com carinho tudo que foi bom; refazer o que precisar ser refeito; tentar atitudes novas, que estavam encruadas... enfim serão muitas as possibilidades, porém nem todas dependem só de nós. Assim mesmo vamos ser corajosos e não desistir facilmente do que nos faz bem.

De nada vai adiantar almejarmos um ganho extraordinário de dinheiro caído das nuvens. Não que seja impossível. Dependerá de muita sorte. Lembremo-nos então que seriam muitas sortes ao mesmo tempo: estar no local, no momento, com malas, força e disposição. Bem comparando seria... buscar uma estrela qualquer num céu de brigadeiro, e na noite seguinte acha-la no mesmo lugar em um segundo!





--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.