dezembro 28, 2015

Fim de ano e desintoxicação, escolha a sua!

©  | Dreamstime Stock Photos

Fim de ano, promessas de começar uma atividade física, começar uma dieta... Junto com tudo isso vem aquela vontade enorme de fazer uma desintoxicação. Então para ajudar os leitores do blog, eu e a minha amiga Sara vou postar alguns dos melhores tópicos que encontrei por aí.
(Lembrando que a intenção deste blog é apenas trocar ideias e gerar insights sobre saúde, não se esqueça de confirmar com seu médico a possibilidade de uso dos conceitos aqui descritos.)
Dizem que esse detox faz:
1. melhorar o sistema imunológico,
2. reduzir a inflamação geral,
3. desinchar e 
4. colocar mais qualidade na sua vida.
Alguns estudos (Daily Life:8) mostraram que ficar em jejum por algumas horas do dia pode melhorar todo o sistema imunológico. Não importa quão velho você seja, os cientistas da USC Universidade do Sul da Califórnia descobriram que esse tipo de jejum consegue reiniciar as células que produzem os glóbulos brancos do sangue, mesmo sendo feito por poucos dias do ano. Eles escreveram no jornal:
"Cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (USC) dizem que essa descoberta pode ser particularmente benéfica para aqueles que sofrem com um sistema imunológico deficiente, como os pacientes com câncer que estão fazendo quimioterapia. Também pode ajudar os mais velhos nos quais o sistema imunológico é menos eficiente... E a boa notícia é que o corpo se livrou das partes do sistema que estavam danificadas ou velhas e ineficientes durante o jejum. Agora, se você está com um sistema muito danificado por quimeo ou idade avançada, fazer mais períodos alternados de jejum pode, literalmente, gerar um novo sistema imunológico."
A descoberta tem a ver com a redução de uma enzima chamada de PKA (Protein Kinase A) que está ligada à longevidade. Deixando o corpo sem alimento por períodos específicos faz com que algumas células entrem no modo regeneração. Além disso, Valter Longo (professor de Geronotologia e Biologia da Universidade) descobriu que a prática também reduz a produção do hormônio ligado ao envelhecimento, câncer e crescimento de tumores, o IGF-1.
Mas nada de fazer jejum o dia inteiro, todos os dias. O jeito certo é fazendo jejuns intercalados durante uma parte do dia somente. Por exemplo ficar das 11 da manhã até as 7 da noite só bebendo água. Outra opção é se alimentar somente das 7 da manhã às 3 da tarde. Nos dois casos você tem uma janela de 16 horas somente bebendo água. Escolha a opção que se adequa melhor ao seu perfil e mãos à obra.
Por que isso funciona?
Porque o corpo gasta energia na digestão de alimentos sólidos. Pode demorar horas para processar uma boa refeição. Sendo assim, o corpo vai preferir usar a energia gerada por essa refeição deixando de lado o estoque de gordura que você já tem. Afinal essa energia está bem fresquinha ali na corrente sanguínea, prontinha para ser usada. Isso é mais fácil de verificar quando estamos numa dieta de açúcares e carboidratos. Nesse caso, a gordurinha continua no pneuzinho até você resolver reduzir a quantidade dos doces e farinhas!
Fazendo esse tal jejum o corpo fica sem a tal energia fácil de gastar e precisará ir atrás de outra fonte de energia. Neste caso o pneuzinho, a barriguinha e afins. 
A chave do sucesso é consertar, regenerar e curar o máximo possível. Quando você consome alimentos/calorias, seu corpo vai queimar e usar essa energia ao invés de usar o tempo e energia para se curar. Diante disso, a pior coisa que você pode fazer é comer imediatamente antes de dormir porque a comida fica no estômago usando o tempo no qual o corpo deveria descansar, melhorar, curar ou se regenerar.
Então escolha um dia que você vai ficar em casa e vamos à desintoxicação!
Escolha um dos 3 tipos de desintoxicação:
1. Beba somente suco durante o dia. Esse é o jeito mais fácil de aumentar os nutrientes,  a absorção é incrível e as calorias continuam baixas. Exemplo de suco: brócolis, dente de leão (chá ou erva), couve, repolho e acelga. Você também pode colocar 1/2 maçã ou alterar os ingredientes conforme sua preferência.
2. Vitamina verde! Escolher tipos de 3 vitaminas verdes e tome 3 vezes durante o dia. Exemplo: leite de coco, couve, espinafre ou outra verdura verde escuro, gelo e algumas nozes ou castanhas. Nesses 3 dias não adicione nenhuma proteína (whey por exemplo) às vitaminas mesmo que isso seja saudável. O importante é também deixar o corpo descansar dos alimentos de cadeias complexas, as proteínas.
3. Ou então, combine as duas opções acima durante os 3 dias.
Ainda existe a possibilidade de impulsionar o corpo fazendo o jejum intercalado por 3 dias e atividade física pela manhã. Mesmo que sejam 5 ou 10 minutos de ginástica vai funcionar. Pegue sua janela de tempo para os sucos e/ou vitaminas e FELIZ 2016!

Cinquenta tons de glúten


Água de coco nos Estados Unidos, como abrir o coco?

--
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemento ou começar a fazer qualquer tratamento diferente do que foi passado por ele. Por favor, use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.