março 27, 2020

O dia em que A TERRA PAROU

Por Elisabeth Santos

Quem profetizou foi Raulzito, com sentido de ”A ESPÉCIE HUMANA PAROU”.

Animais silvestres e/ou selvagens não pararam. Continuaram pulando de galho em galho; chocando ovos com o olhar; arrastando asas para as fêmeas; bufando para o rival; uivando pra lua cheia; cantando numa nota só; armando o bote; de boa na lagoa; caçando chifre (ou carrapato) na cabeça de égua; voando em círculo sobre carniças; procurando sarna para se coçar, mel no vespeiro, grota para o descanso eterno. E ainda... camuflando, espreitando, fugindo da raia e caçando.

Ou estão avisando aos da sua espécie, que vem vindo tempestade, ou tem inimigo a vista, com seus gritos, assobios, urros, coaxados e até canto melancólico.

Animaizinhos, formigas, abelhas e todos mais que vivem juntos aos seus semelhantes têm maneiras de se ajudarem. Quer seja por comunicação antecipada, estoque de alimentos, preparação e divisão dos mesmos, quer seja pela união no momento do ataque do inimigo comum.

A cadeia alimentar existe. Ouvi do meu atelier um canto de pássaro bem diferente, e insistente, como não havia ouvido antes. Pensei numa nova espécie visitando a árvore que vejo pela janela. Atenta, fui observar quem estaria a cantar daquela maneira. Era uma canarinha desesperada, pedindo por socorro aos colegas, devido ao inesperado ataque de um gavião aos seus filhotes no ninho. Vi a fuga rápida do predador acompanhado do bando de canarinhos de bico em riste, fazendo um barulhão. Mas aquele já havia conseguido o intento.

Fui contar para minha vizinha o fato. Ela respondeu-me com um muxoxo explicando: - Até o filhote da canarinha o gavião levou. E olha que o pequenito se encontrava dentro da casinha que tem porta minúscula!

- E o gavião pegou com o bico?

- Não. Uma pata agarrada firmemente à entrada, a outra enfiada lá dentro a pegar o filhote.
E “O planeta Terra continua girando...”




--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora resolveu escrever e já publicou dois livros. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.