outubro 13, 2017

Observando os pássaros

Por Elisabeth Santos


São muitos os pássaros existentes por aqui. Observo que cada família tem suas preferências alimentares. Tempo de abacate, são uns de tamanho médio, de cores amarronzadas a visitar o abacateiro. Acho que são Sabiás, e Joãos de Barro. Aqueles que não fazem ninhos, e sim casinhas redondas de terra molhada que trazem no bico!

Se o tempo é de bananas, e essa fruta existe em todas as estações do ano, vêm os Sanhaços azuis, ou mesclados de verde e cinza. Na jabuticabeira de frutas pretinhas e brilhantes desce o bando de Maritacas.

Pardais, Rolinhas, Canários, Melros etc. preferem quirela de milho espalhada no chão para eles, mas se estão mesmo famintos, disputam o que há no pomar.

Ao pio do gavião é um Deus nos acuda! Voltam todos aos ninhos a proteger seus filhotes. Tucanos também são ameaçadores. Destroem os ninhos com aqueles bicões, matando a ninhada.

O dia inteiro tem canto de passarinho por aqui. O ruim é que acordando cedinho, acordam até quem não tem tantos afazeres como eles.

Os primeiros a piarem na varanda do meu quarto são os nenéns famintos.

Daí os pais saem para a padaria, digo para o mato. O dia inteiro a filharada quer alguma coisa. Nos intervalos das refeições dormem o sono dos anjos.

Ao crescerem mais um pouco, têm aulas de voo e de caça aos insetos.

Só quando ficam adultos, namoram e fazem ninhos para constituírem suas próprias famílias.

Olho para a paineira frutificada no canteiro central da avenida. Meus amigos passarinhos estão todo lá. Buscam a paina sedosa para afofar os berços.

O recomeço é com, ou sem observadores que nem eu.


Os pássaros no observatório natural da casa da Beth.



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.