setembro 14, 2018

Pique Esconde

Por Elisabeth Santos
© Richard J Thompson

Brincando de Pique Esconde estamos nós até os dias de hoje, que já não são... “da nossa infância querida que os anos não trazem mais.”

Eu brinco, tu brincas, ele brinca, nós brincamos...


Eu escondo, tu escondes, ele esconde, nós escondemos...


Não. Nós não conseguimos nos esconder. O serviço de Telemárquete nos acha onde quer que estejamos nós, a escondermo-nos!


Afinal por que me escondo se nada devo? Escondo-me justamente por nada dever, e também achar que tenho o direito de fazer o que bem quiser e entender dentro da minha própria casa, sem ficar ouvindo ofertas de algum negócio super vantajoso. Alias vantajoso para mim é que não há de ser! Vantajoso para quem está vendendo ou ofertando?


Sim! Ninguém faz ligação para um dos meus telefones para oferecer:


_Hoje você está recebendo um milhão em sua conta bancária como doação para pagar contas, presentear amigos, dar uma festa, gastar como quiser sem nem ter a declarar!


Também do jeito que as falcatruas correm soltas, acho que eu ia desconfiar e recusar-me a receber: “_Esmola demais até Santo desconfia”, já dizia meu bisavô, fervoroso em suas devoções.


E o Santo, mesmo muito Santo que seja, pode desconfiar sim: _ Aquilo não seria uma esmola, pois vem com um pedido dos grandes. Daqueles classificados como milagre. Eu não mereço. Ninguém merece!


Parodiando: “Eu me sinto infeliz como infeliz se sente, longe da Pátria amiga o aventureiro audaz...”

_ Eu me sinto feliz, feliz como passarinho a voar, longe de telemárquete protegida em meu lar!

Que jeito? Queixar-me com quem? Reclamar aonde?

E quanto mais deixo de atender ao telefone, mas o telemárquete liga. A Dona Bina, Cara Bina, amiga fiel, faz sua parte:

“_ Não atenda! É o Téle de novo!” - Afinal o que quer o Téle de novo?

Resolvo ouvir pela última vez: _ Bom dia, como vai você?bem graças a Deus, não é mesmo?que ótimo que tudo está indo bem com o emprego, a família, os vizinhos e o noticiário repleto de coisas boas né?o dia está lindo, os índices da bolsa estão melhorando para os investidores sem exceção, o país na santa paz, nada de desemprego, nada de crimes bárbaros, e sim muito conforto, saúde, dinheiro sobrando pedindo para ser gasto nos vantajosos planos que estou propondo-lhe hoje.hoje, só hoje.agora.é pegar e não largar pelas ultras vantagens oferecidas nessa oportunidade única.não.não responda não, antes de ouvir até o final o que tenho aqui para clientes fiéis.um pacote.sim um pacote imperdível. por apenas o dobro do preço que você investe conosco mensalmente, o quádruplo das vantagens que já tem disponíveis para os másters, os seniors, os especiais dos especiais.sem assinar ou apresentar documento algum a mais do que já tenho aqui diante dos meus olhos, você poderá falar ao telefone, ver filme na TV, ficar na internet vinte e quatro horas, ou mais, diariamente pelo resto da sua vida fazendo inveja a todos os amigos.mas eu ainda não disse tudo.não responda antes que eu termine de listar o que ainda nem chegou na metade.já pensou na vantagem de nem parar para fazer refeições?poder estar acompanhado pelo seu aparelho estando no wc?ouvir seu sinal mavioso enquanto faz amor,dorme,toma café, faz caminhada,visita os amigos,assiste a cerimônia religiosa,faz compras na feira,no magazine, no brechó da esquina?engole a água pura e cristalina da fonte natural,colhe vegetal orgânico, arruma a salada que nem terá tempo de provar?bebe cerveja com colegas, paga a conta sorrindo,pega o carro no estacionamento já com o áudio do aparelho no último volume.vai e volta para o trabalho sem precisar trabalhar, sem ter nenhum pepino a descascar, sem nenhuma amolação, nenhum pedido do chefe para ontem?tudo e muito mais.pegar ou largar pois não terá segunda, terceira ou milionésima vez.é só neste exato instante, momento, átimo de segundo que estou a oferecer-lhe tanta exclusividade.alguma pergunta?não, não pergunte já.vou adivinhar o que lhe passa pela cabeça.você deseja dirimir uma pequena dúvida, eu sei.deseja assuntar... se com tantos favores, por tão baixo custo não vai ter atravancamento, linha cruzada, grampeamentos indevidos, ligações de presídios de máxima a mínima segurança, atropelamentos, roubo de cargas eletrônicas, pane total ou quase no sistema, filas no atendimento hospitalar por desgaste nervoso dos habitantes, creches e escolas sem responsáveis, se enfim o sol vai voltar a brilhar... o mundo a passar quase desapercebido pelas quatro estações do ano, astronautas perdidos no espaço emaranhado por ligações que nem sabem donde vieram, ou para onde ‘tão indo...Perguntarei para a chefia. _Tú... tú... tú...


Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.