abril 13, 2018

Resposta à sua carta


Por Elisabeth Santos


Postei uma foto na rede social da Internet. Eu sorrindo feliz numa paisagem branca de neve!

Recebi muitas curtidas e li outros tantos comentários, selecionando este: _ “Nunca comento postagem no Facebook, por ser preguiçosa para essas coisas tão passageiras... Mas hoje abro exceção para sua foto. Você, a maior friorenta que conheço, feliz da vida em uma de suas andanças pelo Canadá em pleno inverno! Acredito que agora sim, você esteja “vacinada” para aproveitar toda e qualquer estação do ano, em qualquer parte do nosso planeta!”

Passei então à resposta por escrito, cujo rascunho delineei na volta ao meu Brasil Tropical:

“Querida amiga,

Realmente, nem eu poderia imaginar que haveria de ver a neve caindo em Otawa. Antes de viajar acompanhei por uns quinze dias, as temperaturas de lá e achei razoáveis: de zero a nove graus positivos ou negativos. Tinha certeza que iria dar conta. Ambientes e conduções aquecidos, roupas e calçados adequados, um xale envolvendo pescoço e puxado ao nariz para respirar um ar morninho que não o entupisse, e lá estava eu, preparada para o que desse e viesse.

Disseram-me que eu trouxera temperaturas mais baixas, porém esta hipótese não tinha fundamento. Era uma brincadeira a que eu já estava acostumada. Era chegar a qualquer lugar que fosse, para a temperatura local baixar. Não tenho pé frio. Sou friorenta mesmo.
Certa vez fui visitar alguém em Ribeirão Preto, e tivemos uma semana de chuva fina e um friozinho gostoso. Haviam me alertado sobre o calor, e levei a mochila lotada de roupas leves e até para nadar! Tive de comprar um agasalho para vestir toda vez que saia a conhecer os pontos turísticos da cidade.

O bom é que sabendo disso, agora ando prevenida, pois neve é coisa linda de se ver, não de sentir na pele. Fiz em três etapas meu urso branco de neve, para vê-lo ir virando gelo e sumindo, sumindo... à proximidade da primavera. A experimentação valeu!

Quebec deixou em mim sensações marcantes: a visão de um lago que se transforma em pista de patinação, sendo que no verão teve praia, e banhistas de todas as idades; um rio navegável, que foi se congelando em ilhas até juntá-las num continente imaginário; a cascata que interrompeu a queda surpreendendo turistas; as pedras ao seu redor seminuas ou totalmente vestidas de amplo rendado branco...

O floco levíssimo em queda livre, ao encontrar pouso, deixou visível a estrela sempre diferente de todas as outras.

É muita lembrança boa chamando-me a novas visitas de inverno, primavera, verão ou outono... desde que acompanhada de amizades que sempre vão juntas também nas estações da vida.

Até mais ver!”







--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.